Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2009

A TESE E SEUS ARGUMENTOS

Na oficina realizada nessa quinta - feira 26/11 dando continuidade aos estudos do Gestar 2 referente a unidade 21 constante da TP 6 foi estudado o conteúdo relativo a "Tese e seus argumentos". Nesse sentido o Formador do Gestar o Professor Rubem após as formalidades de praxe para a abertura dos estudos da noite, realizou uma dinâmica muito interessante. Posteriormente dividiu os presentes em dois grupos e propôs que cada grupo relatasse um caso em que houvesse constrangimento entre um professor e um aluno. Foram relatados dois casos hipotéticos e posteriormente por votação do grupo foi escolhido um deles que serviu de ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo. Por sorteio foram escolhidos os gestaleiros Telma e Absmael para defender a tese posta a partir de argumentos sólidos e irrefutáveis. A argumentação de ambos na defesa do professor e do aluno foi tão bem fundamentada que o grupo decidiu que não houve um vencedor. Esse estudo veio a comprovar a força da argumentação na defesa de determinado ponto-de-vista.

SIGNIFICADOS IMPLICITOS

Na oficina realizada no dia 12/11 foram trabalhadas as Relações lógicas no texto constante da TP 5 e referente a unidade 20. Inicialmente discutiu-se a "lógica do (no) texto" quando foram abordadas as relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentido do texto. Nesse sentido as relações lógicas de temporalidade tem a função de localizar os fatos ou eventos referidos pelo texto em "tempos" relacionados ao momento da interação. Na sequência trabalhou-se os efeitos de sentido decorrentes da negação. A importância da discussão relacionada a esse conteúdo é que a negação é uma relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de uma informação ou da possibilidade de ocorrência de algum fato ou evento. Finalizando a tp 20 foram trabalhados os significados implícitos. Aprender a ler os sentidos implícitos de um texto é parte importante das habilidades de leitura que devemos ajudar os alunos a desenvolver para que se tornem bons leitores. Reconhecer a abrangência de sentidos de uma idéia é importante para atribuir significação ao texto. É importante, principalmente, para permitir a construção de continuidade de sentidos na interlocução.

MINHA EXPÊRIENCIA COMO EDUCADOR

Apesar de atuar a muitos anos como professor de Artes Marciais, minha experiência de sala de aula gira em torno de oito anos, primeiramente como professor da Disciplina Geografia e posteriormente com a Disciplina Biologia para o Ensino Médio e Ciências para o Ensino Fundamental. Confesso que sempre fui fascinado pelo estudo de Ciências e sempre me constitui como um dos melhores alunos da minha turma. ao ser convidado para assumir a cadeira do ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio no Colégio Vera Cruz, no ano de 2002 fiquei tão empolgado que me mantenho em atividade até a presente data e estou concluindo a minha Licenciatura em Biologia, apesar de já ser graduado na área de Administração de Empresas e Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional. Procuro no exercício da minha profissão, como educador, adotar metodologias de ensino que favoreçam o processo ensino/aprendizagem e despertem o gosto dos alunos pelo estudo das Ciências.

RELATO DA MINHA EXPERIENCIA COMO LEITOR

Minha experiência como leitor vem desde os tempos da alfabetização. Lembro-me que meu pai semanalmente trazia os mais variados Gibis para que pudessemos aprimorar a leitura. Muito antes de ingressar na escola regular eu era obrigado a ficar sentado em um banquinho para aprender a cartilha. Toda essa preopucação com meu aprendizado me proporcionou adquirir o hábito de leitura o que mantenho até os dias atuais. Já fui possuidor de um acervo literário com um numero significativo de livros dos mais variados autores tanto nacionais como internacionais. Sou assinante de revistas e periódicos mensais e procuro ler pelo menos um livro por mês. Esse hábito leitor foi bastante significativo na minha graduação e posteriormente na minha pós-graduação. Na qualidade de professor procuro incutir nos meus alunos a necessidade do hábito de ler, não por obrigação, mas como uma atividade prazerosa, gratificante e enriquecedora. Ao ler um livro voce penetra num universo mágico que lhe leva a conhecer lugares onde voce nunca imaginou ir.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Seminário sobre Relações Lógicas no Texto

Na oficina realizada nesta quinta-feira foi apresentado o seminário sobre Estilo, Coerência e Coesão objeto de estudo da TP 5 e composto das unidades 17, 18, 19 e 20. Nesta noite foram abordados os temas relativos às unidades 19 do grupo da professora Midian (Coesão Textual) e Relações Lógicas no Texto referente a unidade 20. Na oportunidade foram abordados os temas a lógica do (no) texto, referente a seção 1, cuja a discussão versou sobre a temporalidade e a identidade na construção do texto. Na seção 2 abordou-se o tema negação onde discorreu-se sobre a relação lógica de negação para conseguir uma diversidade de efeitos de sentido. Na abordagem desse tema percebeu-se que o que pode ser negado varia em extensão e complexidade linguística. Na seção 3 analisou-se as relações lógicas de construção de significados implicitos na leitura e na produção de textos. Nessa seção contextualizou-se as relações semânticas de hiponímia e hiperonímia e a construção de textos coesivos e coerentes. A equipe realizadora do Seminário foi composta pelos professores Gestaleiros Absmael, Edna, Ludmila, Nizete, Simone e Zelina. Ao final o Professor Rubem Formador do Gestar II parabenizou a apresentação dos trabalhos objeto de estudo dessa oficina.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Supermercados, as catedrais do consumo

O estudo do texto acima citado do escritor Carlos Eduardo Novaes, propiciou a utilização de procedimentos de análise que favoreceram chegar à estrutura do texto. De modo geral a organização do texto evidencia o plano do autor para fazer o leitor aproximar-se do significado pretendido pelo autor e desse modo tornar-se seu cúmplice na construção de um significado, e assim, chegar à sua compreensão global. Além desse texto aprofundou-se a discussão sobre "o ensino da escrita como prática comunicativa" referente a unidade 16. No encerramento o formador do Gestar dividiu os alunos em grupo para discussão e preparação do seminário a ser apresentado nas próximas oficinas onde serão abordadas as unidades 17, 18, 19 e 20 referentes à TP 05.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Crenças, teorias e fazeres

na proxima oficina estaremos complementando os estudos referentes as unidades 15 e 16 que trata sobre a produção textual sob os aspectos das crenças, teorias e fazeres, e desse modo continuaremos a reflexão sobre as formas de comunicação escrita, como essa se desenvolve, e como podemos ensiná-la de forma diferenciada.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

objetivos de leitura

Na oficina realizada no dia 23/07 discutiu-se os objetivos de leitura como estratégia de aprendizagem. Daí a importancia da escolha entre o material a ser lido e os objetivos decorrentes. É interessante observar que toda leitura traz em si um ou vários objetivos tais como: obter informações; aprender sobre determinado tópico; analisar e/ou comparar dados ou ainda devanear. Um dado interessante e que na discussão percebeu-se que muitas das vezes ao se indicar para os alunos uma determinada leitura os objetivos de leitura atendem quase sempre o professor e a instituição escolar e não o aluno, daí o desinteresse demonstrado pelos mesmos. E importante provocar nos alunos o interesse a motivação e a necessidade para o ato de ler para que a leitura possa se tornar realmente significativa. Ao final dos trabalhos da oficina o Formador do Gestar o Professor Rubem dividiu a turma em grupos para aprofundamento da discussão.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que é letramento

na oficina realizada no dia 16/07/2009 além da proposta de letramento foram discutidas questões relativas a leitura, escrita e cultura. Para aprofundamento do processo de aprendizagem o formador do Gestar o prof. Rubem dividiu os gestaleiros em grupos onde analisou-se o poema de Carlos Drumond de Andrade "Cidadezinha qualquer" objetivando-se a aplicação do mesmo em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental. Nesse contexto definiu-se o objetivo a metodologia e os recursos a serem utilizados.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

oficina adiada

Fui informado pelo Professor Rubem que, por motivo de força maior, a oficina que seria realizada hoje às 19:00 horas foi adiada. Lamentamos o imprevisto e esperamos que no próximo encontro possamos discutir as temáticas que estavam destinadas para o dia de hoje. Além das leituras que realizamos esses encontros são fundamentais para a socialização e discussão das ideias estabelecidas e, até, para a mudança de conceitos e opiniões, o que propicia uma aprendizagem significativa por parte de todos os gestaleiros.

Arraia dos Generos

No ultimo dia 01/07, juntamente com as professoras Dilma, Rute e Dulce, realizamos na Escola Estadual Profª. Jane Assis Peixoto o Arraial dos Generos,um projeto interdisciplinar referente a TP-03 e definido na última oficina do Gestar. O trabalho revestiu-se de grande importancia pois contou com a participação dos alunos dos 3º. Anos "B" e "C" do turno Noturno. Aproveitando o ensejo das festas juninas os generos textuais foram apresentados sob os mais variados formatos, desde receitas musicadas até rádio noticia. Na oportunidade foi convidado Alterives Felinto da Silva (o popular Livinho) um grande contador de causos que abrilhantou a noite e arrancou boas gargalhadas de todos os presentes. Além da participação dos terceiros anistas todos os demais alunos da escola assistiram as apresentações bem como os professores e a Direção da escola. Todo o evento foi supervisionado pelo Formador do Gestar II o Professor Rubem Oliveira.